O SUBMARINO RIACHUELO(S 22)

Construído igualmente pelo estaleiro Vickers Limited, da Inglaterra, teve sua quilha batida  aos 26 de abril de 1973, sendo lançado ao mar a 6 de setembro de 1975.

Foi aceito pelo grupo de recebimento de submarinos no primeiro dia de março de 1977, e no dia 27 de janeiro, após ter realizado as provas de mar, foi incorporado à Armada brasileira, recebendo o indicativo S22.

Após realizados todos os testes e provas devidas, suspendeu com destino ao Brasil, onde chegou, no porto do Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro de 1977.

Operou nas seguintes comissões principais: operação Unitas XVIII (out/1977); Unitas XIX (ago/1978); Unitas XXI (ago/1981), todas em conjunto com outras unidades da Marinha de Guerra do Brasil e da US Navy; operação Atlantis (mai/1978), com navios da armada Uruguaia; na operação realizada com unidades da Marinha da França (nov/1978); nas experiências de lançamento realizadas com torpedos alemães SUT (nov/1977) e ingleses TIGERFISH (nov/1979).

Conquistou o Troféu Eficiência, no ano em que o prêmio foi instituído pelo Comando da Força de Submarinos.

O Riachuelo foi o segundo submarino (o primeiro da classe Humaitá) a receber baterias de grande capacidade fabricadas no país pela Saturnia, com tecnologia alemã, sendo instaladas em 1984, durante o Período Normal de Reparos do navio.

Deu baixa do serviço ativo aos 12 de novembro de 1997, depois de navegar mais de 181 mil milhas marítimas, em 1.283,5 dias de mar e 17.699 horas e quarenta e um minutos de imersão.

Foi finalmente reclassificado como submarino museu, ocupando o espaço cultural da MB, onde o visitante poderá ter idéia do duro modo de vida do submarinista.

Visite o navio-museu Riachuelo, testemunho real de um período histórico da sua Força de Submarinos !

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