CV IMPERIAL MARINHEIRO

Construída nos estaleiros Jonker & Stans">
CV IMPERIAL MARINHEIRO

Construída nos estaleiros Jonker & Stans, em Hendrik-Ido-Ambacht, na Holanda, teve a quilha batida em 26/Out/1953 e lançamento ao mar em 19/Nov/1954. A Imperial Marinheiro deu nome à classe de navios, um grupo de dez, encomendados ao governo holandês, e entregues ao brasil em 1955.Deslocando cerca de 1.000 toneladas, com 51,14 metros de comprimento entre perpendiculares,  era um navio muito versátil, de armamento ligeiro e grande maneabilidade, podendo desincumbir-se das mais variadas tarefas.

A 11 de junho de 1955 foi incorporada à Marinha Brasileira, tendo chegado ao Brasil a primeiro de setembro do mesmo ano. Foi, imediatamente,  incorporada à  Flotilha de Submarinos (Memo 006 de 16/Set/1955 do EMA), dentro de um plano qua a adaptaria para a função especial de socorro aos submarinos. Uma atividade intensa marcou, desde então a sua existência. Colaboradora valiosa no adestramento dos submarinos e outros navios da Esquadra, entremeou exercícios de tática submarina com mais de uma dezena de viagens de apoio ao posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, reboques de alvos, comissões de representação, operações anfibias e buscas à aviões sinistrados.

Diversos navios de guerra e mercantes sentiram a força de seues motores   em um considerável número de reboques e desencalhes. 

cv_V15.jpg (15114 bytes)
Corveta Imperial Marinheiro

[Volta]