O SUBMARINO TIKUNA é o quarto de uma
série de submarinos construídos no Brasil dentro da estratégia da
Marinha do Brasil de alcançar o domínio completo da tríade
PROJETO, CONSTRUÇÃO e MANUTENÇÃO desses meios navais.
O projeto incorpora diversas inovações tecnológicas
concebidas por engenheiros brasileiros ao projeto original do IKL-209,
objetivando a redução dos níveis de ruído e do tempo de exposição do
navio durante operações de recarga de baterias com o navio
esnorqueando.
CONSTRUTOR: ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO -
BRASIL
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Cumpre ressaltar que os resultados obtidos são frutos
da capacidade tecnológica brasileira, cuja difusão tem contribuído para a
capacitação da indústria nacional para a execução de outros projetos
navais, além da geração de empregos diretos e indiretos.
Características principais do S TIKUNA
Comprimento Total |
61,20 m |
Diâmetro do Casco |
6,20 m |
Deslocamento na Superfície |
1454 t |
Deslocamento submerso |
1586 t |
Velocidade |
acima de 20 nós |
Profundidade de Operação |
superior a 200 m |
Armamento |
8 tubos lançadores de torpedo |
Autonomia |
50 dias |
Material do Casco |
aço HY80 |
Propulsão |
Diesel-elétrica, 480 elementos de baterias, motor elétrico e
1 eixo propulsor |
Tripulação |
7 oficiais e 29 praças |
Baixa emissão de ruídos |
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