Comando da Força de Submarinos

images/fors03a.jpg (57626 bytes)

FORÇA DE SUBMARINOS   -  Organização militar da Esquadra brasileira destinada ao trato dos assuntos de submarinos e mergulho. O Comando da Força de Submarinos (COMFORS) é o comando superior dos Submarinos, da Base Almirante Castro e Silva, do Centro de Instrução Átila Monteiro Aché, do Grupo de Mergulhadores de Combate e do Navio de Socorro.

Histórico: criada aos 17 de julho de 1914, era a Flotilha de Submersíveis, constituída dos submersíveis F1, F3 e F5, e subordinada administrativamente ao Comando de Defesa Móvel do Porto do Rio de Janeiro, com base na ilha de Mocanguê Grande. Em 1928 foi alterada a sua denominação para Flotilha de Submarinos. Em 1933, em virtude da baixa dos submersíveis classe F, foi extinta a Flotilha, passando a funcionar apenas os serviços do Tênder Ceará e do submarino de esquadra Humaytá. Em 1937, simultaneamente com o recebimento e a incorporação dos submarinos da classe T, foi recriada, ainda em La Spezia, na Itália, como Flotilha de Submarinos. Em 8 de maio de 1963 foi alterada sua denominação para Força de Submarinos, denominação que ostenta até hoje.

Comandantes da Flotilha e Força de Submarinos.

É uma organização militar rica em imorredouras tradições que perpetuam o lema de todos os submarinistas e mergulhadores:

"Os que são marinheiros até debaixo d'água".
 
 
 
 
 

[Volta ao Início] [Página oficial da FORSUB]