O SUBMARINO RIO GRANDE DO SUL (S 11)

Incorporado a nossa armada aos 7 de setembro de 1963">

O SUBMARINO RIO GRANDE DO SUL (S 11)

Incorporado a nossa armada aos 7 de setembro de 1963, e depois de um considerável período de adestramento da tripulação em Pearl Harbor, Hawaii, o submarino rio Grande do Sul iniciou viagem para o Brasil dia 23 de outubro, escalando os portos de San Siego, Aacapulco, Balboa, La Guaira, Trinidad Tobago, Belém, Fortaleza e Salvador, chegando ao Rio de Janeiro dia 22 de dezembro, quando atracou ao cais da BACS, juntamente com o S 12 Bahia. fl2rg_01.jpg (16699 bytes)

orange1.jpg (1297 bytes)

Oficialidade de recebimento:

fl2rg_co.jpg (14074 bytes)

CF Riet

CF Nelson Riet Correa - Comandante

CC José Carlos Urrutigaray - Imediato

CC Célio do Prado Maia - Chefe de Máquinas

CC Luiz Joaquim Campos Alhanati - Chefe de Operações

CT Roberto Azevedo Roche Moreira - Divisão  T

CT Antonio Cordeiro Gerk  - Divisão O

CT Domingos Pacífico Castelo Branco Ferreira - Divisão M

CT José Luiz Feio Obino - Divisão  S

Este submarino trouxe-nos novidades na área de operações, como o emprego do sonar em método mais avançado de ataque, em contrapartida ao ataque restrito à cota periscópica realizado pelos Fleet Type anteriores, o Humaitá (S 14) e o Riachuelo (S 15).

Seu casco sofreu alterações estruturais realizadas pelo AMRJ, no sentido de melhor adaptar o navio as suas tarefas. Assim é que teve o canhão de 5 pol removido do convés. Em 1968, durante o Período Geral de  Reparos (PGR), sofreu modificações na superestrutura, adaptando-a ao melhor formato hidrodinâmico pela colocação da chamada vela, encobrindo a torreta, guia dos periscópios, mastros do radar e de comunicações, e demais apêndices do spardeck. Obteve com isso um aumento de velocidade de 1 nó em imersão, além da redução do nível de ruídos, incrementando seu desempenho  acústico. subrgs.jpg (5839 bytes)

 

Após ter navegado 110.870 milhas, sendo que 7.524 em imersão, efetuadas 2.433 horas de imersão e 686 dias de mar, teve baixa do serviço ativo aos 2 de maio de 1972, sendo posteriormente transformado em sucata.

orange1.jpg (1297 bytes)

[Volta]