Iça o Dois! Número 7                       Abr/ 2003
Recordar, é viver!

Relembramos, nas palavras do CMG(RRm) Carlos Balthazar da Silveira, suas reminiscências dos velhos tempos da "Flotilha".

Enaltecer o nome do insigne Almirante ÁTTILA MONTEIRO ACHÉ (ano de 1988, centenário de nascimento), é uma obrigação de todos nós, submarinistas e mergulhadores, e disso não descuidou o articulista que hoje reverenciamos. Leia o "O SERVIÇO DE SUBMARINOS" e curta um pouco as histórias do passado. "BZ", Comandante Balthazar, belo amigo que temos, e por quem sempre cultivaremos especial carinho!

"Se o primeiro Chefe da família submarinista foi o exemplar Felinto Perri, não se pode hoje falar em Serviço de submarinos - Flotilha, Força, Escafandria, Mergulho e todas as atividades sob o mar - sem mencionar o nome de Átila Monteiro Aché. Graças ao seu indiscutível prestígio na Classe Naval, conseguiu aglutinar os submarinos em uma base modesta com claro propósito de expansão. "


A reprodução do artigo RUÍDOS BIOLÓGICOS DE ESPÉCIMES MARINHOS lembra, aos nossos leitores, a importância do INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR ALMIRANTE PAULO MOREIRA para a comunidade científica que se preocupa e lida com a maritimidade do Brasil. Muito embora o projeto tenha utilidade para o ambiente militar, inegavelmente contribuirá para as atividades de pesca, e para estudo das diferentes espécies que habitam nossas águas.

Ao lado, o LABSOM, ou o laboratório de som do Centro de Instrução de Submarinos e Mergulho (CIAMA),  onde serão de grande utilidade os sons e ruídos gravados do ambiente marinho e registrados no banco de dados em elaboração pelo pelo IEAPM. LabSomCiama.jpg (15610 bytes)

O artigo Termos e abreviaturas sobre o APOIO LOGÍSTICO INTEGRADO, como usado pela Royal Navy, tem por objetivo mostrar que, para os mesmos conceitos, são usadas diferentes expressões, em relação aos EUA, o que alerta os profissionais desta área a escolherem um padrão de terminologia coerente com a base de conhecimentos que fundamentar seus trabalhos e estudos, no BRASIL.

Finalmente, o artigo BREAKDOWN STRUCTURE destina-se à apeciação dos profissionais do ALI, esperando-se o retorno, na forma de comentários, concordâncias ou discordâncias, visando a criar um padrão para uso nas FFAA.

images/FleetType.jpg (12140 bytes)

SUMÁRIO

O SERVIÇO DE SUBMARINOS

RUÍDOS BIOLÓGICOS DE ESPÉCIMES MARINHOS

APOIO LOGÍSTICO INTEGRADO - GLOSSARIO DE TERMOS E ABREVIATURAS  COMO USADOS PELA ROYAL NAVY.

PROPOSTA DE BREAKDOWN (PARA PROFISSIONAIS DO ALI)


SE VOCÊ AINDA NÃO ESTÁ CONVENCIDO DA IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA  DE UM SISTEMA FORMAL DE QUALIDADE PARA SUA FORÇA ARMADA, ASSISTA O FILME

"K19" (disponível em qualquer locadora de vídeo)

e ARREPIE-SE COM AS BARBARIDADES! MAS NÃO CHORE! AJA!

***