Iça o Dois!                     
  Número 45                       ------------------                      2012
EDITORIAL

Neste número seguimos com a reprodução da oitava parte do artigo do Almirante Elcio (EN), já publicada na Revista Marítima Brasileira. Os ensinamentos ora transmitidos, extraídos do seu conhecimento e larga experiência adquirida ao longo de sua carreira, são de inestimável valor para a condução dos processos de obtenção de sistemas navais por qualquer Marinha que pratique uma moderna administração.

È apresentado em seguida um breve artigo sobre a importância do processo de obtenção de navios de guerra, indicando a necessidade de que sejam conhecidos, com a profundidade adequada, por todos aqueles que tem responsabilidades no preparo do Poder Naval.

Finalmente, no artigo sobre o Corpo del genio Navale, da Marina Militare Italiana, chama-se a atenção para atribuições, não praticadas no Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil, como o caso de servir embarcados em navios de guerra, que reforçam a idéia de que o conhecimento técnico e científico sobre a obtenção de ativos navais de defesa não pode delas prescindir, e o autor sugere que tal postura seja estudada com vistas de ser aplicada no nosso ambiente naval..

 

"EM QUALQUER PROJETO, NÃO CONTRATAR PARA A LOGÍSTICA É O CAMINHO CERTO PARA VIVENCIAR GRAVES PROBLEMAS NA OBTENÇÃO E NA OPERAÇÃO DE ATIVOS DE DEFESA"

 



SUMÁRIO

A BUSCA DA GRANDEZA (VIII)

OBENÇÃO DE NAVIOS DE GUERRA

O CORPO DEL GENIO NAVALE


 

"SOMOS MARINHEIROS ATÉ DEBAIXO D' ÁGUA"