Iça o Dois! Número 4                       Jul/ 2002
Esta edição do IÇA O DOIS coincide com o aniversário de criação da Força de Submarinos. São 88 anos de constante trabalho, muita abnegação, e uma evolução tecnológica cuja absorção somente a qualidade dos submarinistas e mergulhadores pode explicar, dada a dificuldade de recursos de toda a natureza com que lutam nossas FFAA .  Contudo, dia 17 de julho, por ocasião da cerimônia militar em homenagem ao evento, todos os componentes da ForS, do passado, e os presentes, só terão motivos para se orgulharem de pertencer a tão notável instituição - afinal, a ForS cresce! 
Chegada do atual ComforS - CA Wiemer -  à cerimônia militar comemorativa do 88º aniversário da FORÇA DE SUBMARINOS.

Neste número, dando sentido às atividades militares conduzidas pela Força de Submarinos, e homenageando nosso pessoal, reproduzimos o artigo "Submarinos e Submarinistas", do Almirante Arlindo Vianna Filho, submarinista de escol, (Periscópio 55) onde o autor ressalta, com muita propriedade,   a importância, para nosso país, do conjunto material-pessoal, na área de emprego de submarinos. 

20.000 HORAS DE IMERSÃO!!

HOMENS DE HONRA!
Da esquerda para a direita, primeira fila, o 1º SG OS-SB JURACY MAGALHÃES RODRIGUES, recordista de horas de Imersão: 20.000! Seguem-se os SO OS-SB AMARO JORGE BENTO DE SOUZA com 16.000 horas; 3º SG-MG JOSÉ ASSIS FURTADO CARNEIRO, com 1.400 Horas de Mergulho e o 3º SG-MG REGINALDO AMÉRICO FILHO, com 1.200 Horas de Mergulho, entre outros militares que se dedicam às atividades de submarinos e mergulho! 

A "Força de Submarinos e suas Tradições", artigo do mesmo exemplar do Periscópio, procura recordar aos leitores o conjunto de crenças, idéias e costumes que ano após ano vêm sendo cultivado pela grande família, servindo de elemento agregador dos profissionais de submarinos e mergulhadores e, porque não dizer,  de todos que são testemunhas de sua prática, como os demais militares, seus familiares e seus amigos. Se a foto acima lembra a recompensa aos que mais se destacaram em horas de imersão e mergulho (TRADFORS.htm Prêmios por horas de imersão e mergulho), a foto seguinte recorda mais uma tradição.

Outra dessas tradições é a cerimônia militar que emoldura as festividades de aniversário da Força de Submarinos, congregando vários de seus antigos Comandantes, o atual ComForS, e  e nosso pessoal subalterno, companheiros e amigos, cujo   trabalho e dedicação muito contribuíram para a grandiosidade da Força.

 

Na foto seguinte, no patamar de entrada da sede do Comando da Força de Submarinos, como se retornando à ativa do serviço silencioso,  alguns de nossos amigos e companheiros sem os quais teria sido impossível operarmos nossos submarinos.

 

Na foto abaixo, da esquerda para a direita da fila superior, Jelcias; Lafayette; Karam: Wiemer (atual ComForS); Aché; Chagas; Obino. Na fila abaixo, mesma ordem: Ozório; Pavan; Paraguassu; Carvalhal; Wolstein e Raffo. (Quadro completo dos ex-Comandantes da ForS em comfors.html )

2002 - Comandantes da ForS

 

2002 - A "velha guarda" e o portal do início !



SUMÁRIO

Submarinos e submarinistas.
A ForS e suas Tradições.
Oitenta e oito anos - ForS.
A Ilha Maldita (capítulo 2 - o submarino)


Segue neste exemplar a continuação da "A Ilha Maldita", obra de pura ficção, que narra estranhos acontecimentos vividos por submarinistas, mergulhadores, e outros militares, participantes e  testemunhas do que pode acontecer numa longínqua paragem do  Atlântico Sul, fatos dos quais até mesmo nossas autoridades duvidam.

*****