Iça o Dois!                                             ano 10                           Exemplar 37     

Editorial out/nov/dez 2010

Mais um ano que passa e, para alegria de todos, constatamos evolução em nossas Forças Armadas, apesar de todas as dificuldades financeiras.

Testemunhamos no apagar das luzes do ano de 2008 (18/dez) a promulgação da  Estratégia Nacional de Defesa, que indica o que fazer, na concepção de governo, para o soerguimento da capacidade de defesa do país. Nesses quase dois anos de existência várias foram as medidas tomadas para pô-la em prática.

Em dezembro de 2009, às vésperas do Natal, vimos a assinatura de vários acordos da Marinha com o Governo e o Ministério da Defesa da França para a construção de quatro submarinos convencionais, e o fornecimento de tecnologia para o desenvolvimento do casco do que virá a ser o submarino brasileiro com propulsão nuclear.

Muito há o que comentar sobre esses dois eventos notáveis e por ora mencionamos, apenas, a premente necessidade das forças singulares reconhecerem uma nova estrutura de funcionamento, em que o individualismo que até então reinava no campo das decisões estratégicas, cada força ditando seu próprio destino, deixou de existir.

Ainda bem. Por muitos anos as forças armadas vinham almejando as tão necessárias orientações e a supervisão do Poder Político, a fim de bem cumprir suas obrigações constitucionais, e essas sempre faltaram. Finalmente, elas chegaram, e de imediato se estabelece a sadia condição de que as questões militares venham sempre a serem discutidas num macro ambiente decisório  populado por civis das elites governantes e os militares.

Resta, agora, o Ministério da Defesa imbuir-se das suas amplas e diferentes responsabilidade, e preparar-se adequadamente não só para as discussões políticas das quais decorrem as estratégias, mas também para bem amparar o PREPARO das forças singulares a fim de cumprirem com eficiência, integradas ou isoladamente, o papel que lhes cabe na defesa do Brasil.

Reconhecendo certa permanência na Estratégia  de Defesa adotada, o que vai requerer maior grau de atenção por parte do Ministério da Defesa recai na área do administrativo-logístico, e tem forte componente tecnológico, em função do que estabelece a própria Estratégia. O papel de orientação e supervisão nesses aspectos, por parte do Ministério da Defesa, não poderá faltar, sob pena do fracasso no EMPREGO das forças armadas.

 ***

A equipe do O IÇA O DOIS! deseja a todos os seus leitores um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO.

***

ESCLARECIMENTOS

ESTAMOS EM Http:http://www.submarinosdobr.com.br/index.htm  (site SUBMARINOS DO BRASIL!) e em   http://www.capettirb.com..br/ (site LOGÍSTICA DE OBTENÇÃO E ENGENHARIA DE SISTEMAS )

Há seis anos ininterruptos publicamos o IÇA O DOIS! jornal eletrônico que forma um dos canais da home page do site SUBMARINOS DO BRASIL!.

O nosso site era hospedado pelo provedor de serviços de internet TERRA, na forma de um perfil do domínio terra.com.br, e portanto tinha o caráter de uma concessão, embora feita para os que pagam o provedor para ter acesso á Internet.

Ao final do ano de 2008 o referido provedor, numa manobra comercial, sem ter enviado qualquer aviso para aqueles que tinham páginas pessoais hospedadas em seu domínio (nós, pelo menos não vimos) detonou o siste.  Frizamos que sem aviso, pois com relação á hospedagem de álbuns de fotografia aquele provedor, agindo igualmente pelas mesmas razões comerciais, avisou que iria retirar a concessão de espaço para hospedagem dos álbuns pessoais, dando um prazo de 180 dias para que todos retirassem seu material! Enviou e-mail avisando, o que não fez referente às páginas pessoais.

Para quem acessa as páginas pessoais de três em três meses, pois é quando editamos novo exemplar do IÇA O DOIS!, a medida nos pegou de surpresa, causando bastante constrangimento, e mesmo perda de algum material, pois a confiança no provedor era grande.

Ficou claro que o referido  provedor considerou o material fotográfico mais valioso que às páginas pessoais, onde, é verdade, havia muito lixo. Porém, nem todas as páginas pessoais eram lixo, assim como a nossa.

Acreditamos que embora o provedor não ofereça nenhuma possibilidade de recuperar o material de tantos anos de trabalho, há ainda a alternativa de nele se registrar domínio(s), com isso ganhando espaço de hospedagem, a título de bonificação, por um determinado tempo, após o que, ele será cobrada.

Decorreu daí que ao se tentar acessar nosso site pela indicação dos mecanismos de busca, o qual era hospedado no provedor Terra, no endereço planeta.terra.com.br/relacionamento/submarinosdobr/    o internauta será direcionada para um site completamente diferente (que avisa não ser possível recuperar sites pessoais), razão pela qual buscamos hospedagem em outro provedor.

De fato, e conforme já divulgamos anteriormente, providenciamos a mudança de ISP. Asim, para acessar o site SUBMARINOS DO BRASIL! a partir de agora acesse por meio de http://www.submarinosdobr.com..br/

Seguindo um processo semelhante ao acima descrito o Yahoo Geocities, que por tanto tempo hospedou páginas pessoais, detonou o site sobre LOGÍSTICA DE OBTENÇÃO  e ENGENHARIA DE SISTEMAS, site esse produto dos trabalhos de um punhado de oficiais de marinha do GRUPO DE INTERESSE DE LOGÍSTICA DE OBTENÇÃO, que se reunia regularmente na sede do Clube Naval. Da mesma forma providenciamos novo provedor ISP e o site acima foi mudado para nova hospedagem, tendo hoje o endereço http://www.submarinosdobr.com.br/

BBB



SUMÁRIO

Seminário sobre o ALI

 


VÍCIOS DE LINGUAGEM

(Extraído do Jornalzinho COMUNICANDIDO, ano 10 nr 41) do Institudo A Vez do Mestre (Universidade Candido Mendes).

"Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.O exemplo clássico é o famoso "subir para cima" ou o "descer para baixo". Mas há outros, como se pode ver na lista seguinte:

- elo de ligação

- acabamento final

- certeza absoluta

- juntamente com

- expressamente proibido

- em duas metades iguais

- há anos atrás

- vereador da cidade

- detalhes minuciosos

- a razão é porque

- anexo junto à carta

- de sua livre escolha

- superávit positivo

- todos foram unânimes

- conviver junto

- fato real

- encarar de frente

- multidão de pessoas

- amanhecer o dia

- criação nova

- retornar de novo

- empréstimo temporário

- surpresa inesperada

- escolha opcional

- planejar antecipadamente

- abertura inaugural

- continua a permanecer

- a última versão definitiva

- possivelmente poderá ocorrer

- comparecer em pessoa

- gritar bem alto

- demasiadamente excessivo

- a seu critério pessoal

- exceder em muito