Iça o Dois!                        Número 32                                 jun/jul/ago/ 2009
 

EDITORIAL

Seguimos nesse número abordando o interessante tema do desenvolvimento do pensamento logístico na Marinha do Brasil, com profundidade segundo a qual nos permite identificar a inexistência de um Sistema Logístico na MB (conceituado no corpo do artigo).

Nesse mesmo artigo colocamos ênfase no fato de que somente através do Ensino (educação) é que poderão ocorrer mudanças de paradigmas na instituição, permitindo que a Marinha se prepare adequadamente para conduzir o PREPARO DO PODER NAVAL.

Reproduzimos no artigo seguinte texto do Professor Luiz Marins (no site indicado) em que o autor aborda a dificuldade de transmissão de novos conhecimentos aos altos dirigentes de uma instituição qualquer. Enumera o autor, neste texto, razões que são perfeitamente viáveis, e nos levam a conjecturar se o mesmo não acontece nos altos postos de mando das nossas Forças Armadas.

&&&

TEMA PARA REFLEXÃO: "A aplicação de princípios de logística militar em atividades similares na área civil apresenta semelhanças entre a obtenção de vantagem estratégica e operacional em ações bélicas e a obtenção de vantagem estratégica competitiva sobre os concorrentes na área empresarial. Em contrapartida, a utilização da experiência do setor privado, como na terceirização de funções logísticas, pode contribuir para atenuar as deficiências conjunturais de escassez de recursos e redução de efetivos militares.
Nos anos de 1990, os casos experimentados pelos EUA
em diversos continentes e situações possibilitaram uma validação do uso de empresas contratadas para apoiar as atividades logísticas em qualquer contingência de projeção de poder."
(SILVA, Calos Alberto Vicente, MUSETTI, Marcel Andreotti, in Revista de Administração. São Paulo. v. 38 n. 4  pg343-354 out/nov/dez 2003)

 

FleetType.jpg (12140 bytes)

SUMÁRIO

Evolução do pensamento logística na MB - Parte IV - sobre a educação e o ensino

Porque Diretores e Presidentes não Participam de Cursos e Treinamentos?

A Evolução do Apoio Logístico no EB


AVISO AO MINISTÉRIO DA DEFESA e às FORÇAS ARMADAS, em especial a MB:

Já foi publicada (2006) a 3ª Edição ilustrada, do livro INTEGRATED LOGISTICS SUPPORT HANBDBOOK,  de autoria do James V. Jones, que como todos devem saber, é um clássico sobre APOIO LOGÍSTICO INTEGRADO. (Publisher New York Sole Logistics Press/MacGraw-Hill Professional. Preço módico na Amazon: US$ 57,67.

TRADUÇÃO DE OBRA SOBRE LOGÍSTICA

A obra PURE LOGISTICS: The Science of War Preparation, escrita em 1917 pelo Coronel FN(EUA) George C. Thorpe, tornou-se um clássico da literatura sobre Logística, tendo sido republicada sob os auspícios do Colégio  Industrial das Forças Armadas, em 1986/87, pela DAU Press (USA). Sua tradução adaptada foi encaminhada ao SDM/MB para fazer parte do acervo da Biblioteca da Marinha, e posterior publicação.