Iça o Dois!                         Número 29 out/2008

 

Editorial

Cconfirmando a opinião do autor da reportagem transcrita no número anterior, ficamos sem saber qual o Planejamento Estratégico para as Forças Armadas, que seria publicado no dia 7 de setembro. Só tomamos conhecimento que a Marinha deu partida no planejamento para obtenção do submarino nuclear, e que vai obter mais 4 submarinos, em parceria com a França. Consta que o presidente Sarkozy virá ao Brasil em Dezembro quando serão assinados os documentos pertinentes de cooperação.

Como prevíamos, o grande gargalo de um processo de obtenção dessa natureza será de pessoal qualificado. Além da MB ter perdido muitos dos profissionais que já eram formados, para melhores salários, faltarão outros que não ela não forma, ou prepara, adequadamente: os Logísticos - entre os quais destacamos profissionais competentes para tratar do processo de obtenção segundo a abordagem da Logística de Obtenção, da Engenharia Logística, e outras disciplinas mais.

***

O artigo SUBMARINOS DE ÁGUA DOCE versa sobre a construção de submarinos no lago Michigan, mostrando a verdadeira vocação para a grandeza de um povo que sabe e luta pelo que acredita e quer.

O artigo seguinte apresenta sugestões para o aprimoramento do assim chamado PROGRAMA DE REAPARELHAMENTO DA MB (PRM), à semelhança do que vem sendo feito na Marinha Francesa, a fim de incorporar a abordagem  logística em todas as atividades concernentes ao CICLO DE VIDA dos sistemas e/ou equipamentos  navais de defesa, numa estratégia implementada para manter elevada DISPONIBILIDADE, ou PRONTIDÃO OPERACIONAL, nos nossos futuros navios, com elevado desempenho e custos minimizados, e continuar com as atuais áreas de pesquisa em busca de novos  conceitos de manutenção.

O artigo seguinte são comentários sobre a inicialização do Programa formal de Construção do Submarino Nuclear Brasileiro e providências seguintes, incluindo nesse primeiro texto breve análise sobre o documento autorizativo do Comandante da Marinha (Charter) dando partida no Projeto.

***

 

 



SUMÁRIO

SUBMARINOS DE ÁGUA DOCE

O PROGRAMA DE REAPARELHAMENTO DA MARINHA E A LOGÍSTICA

COMENTÁRIOS SOBRE O CHARTER DO COMANDANTE DA MARINHA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUBMARINO NUCLEAR.