Iça o Dois!                                       ano 5                      Exemplar 21     

Editorial out/2006

Chegamos a mais um final de ano, desta vez com algumas esperanças renovadas quanto ao prosseguimento da construção naval de submarinos no Brasil. Embora com único submarino programado, que será montado no AMRJ, isto representa um enorme esforço da cúpula que dirige a Marinha, no sentido de preservar, pelo menos a atividade de construção de submarinos.

O artigo "Qual o tipo de submarino?" nos traz informações a respeito do submarino escolhido para dar prosseguimento ao Programa de Reaparelhamento da Marinha.

Neste trimestre publicaremos dois artigos que sofreram censura. Um, no ambiente cultural do Clube Naval, embora de natureza técnica, ainda que  escrito sob a forma de crônica, e cuja finalidade única é alertar para abordagens que poderão contribuir para o aperfeiçoamento dos processo navais, não teve muito curso na atual administração. Assim, o artigo " Dos Ingredientes ao Bolo" é aqui publicado, atendendo à finalidade precípua deste jornal eletrônico.

O segundo artigo "Alteração de parâmetros dos IKL"  também de natureza técnica,  versando sobre efeitos de alteração de parâmetros de operação dos submarinos da classe IKL, não foi considerado para publicação em revista técnica especializada, até o presente momento, embora oferecidos há mais de um ano.

O Iça o Dois! deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos seus leitores.

***

 



SUMÁRIO

Qual o tipo de submarino?

Dos ingredientes ao bolo

Alteração de parâmetros dos IKL.