Iça o Dois!                  numero 19 abr/2006

Editorial

O Artigo que versa sobre análise militar-econômica na obtenção de submarinos é o primeiro a abordar aspectos sumamente importantes a serem considerados na seleção do submarino para nossa Esquadra. É assunto que os Tomadores de Decisão navais não podem ignorar, assegurando os meios adequados as nossas necessidades.

Na obra de Y. N. KORMILITSIN e O. A. KHALIZEV, intitulada "THEORY OF SUBMARINE DESIGN",  são tecidas interessantes apreciações sobre a construção dos submarinos russos.

Ênfase é colocada tanto nas particularidades do desenvolvimento de projetos de submarinos, quanto na necessidade de se proceder a análise militar-econômica, o correspondente à análise de custo-eficácia praticada no ocidente, o que surpreende, a primeira vista, por se tratar de um regime totalitário, de economia centralizada.

PRM: Recursos orçamentários alocados no corrente ano, por insuficientes,  afetam profundamente o desenvolvimento da arma submarina.

O artigo Programa de Reaparelhamento da Marinha/2006 nos dá conta das deficiências e conseqüências, para a Esquadra, no desenvolvimento (A construção do primeiro submarino do projeto SMB-10 está com seu cronograma de desenvolvimento paralisado), na operação e manutenção dos submarinos brasileiros,  em face do montante insuficiente de recursos alocados. Para implementar o PRM, apresentado em 2003, a MB precisaria de US$ 2,57 bilhões

***



SUMÁRIO

O CONCEITO DE PROBLEMAS DINÂMICOS DE ANÁLISE MILITAR-ECONÔMICA NA OBTENÇÃO DE SUBMARINOS

Programa de Reaparelhamento da Marinha/2006. Problemas.