Iça o Dois! Número 16                           jul/2005

Comemora-se neste neste ano o 91º aniversário da nossa Força de Submarinos. PARABÉNS A TODA A FAMÍLIA SUBMARINISTA por mais um ano de lutas de todos os submarinistas, mergulhadores, e aqueles que diuturnamente trabalham com abnegação para seu engrandecimento.

***

"Dos Ingredientes ao Bolo" é um artigo que procura mostrar o relacionamento dos conceitos e atividades da Qualidade com as atividades da Engenharia de Sistemas, a Gerência de projeto e a Logística, com vistas à obtenção de sistemas complexos, entre os quais e principalmente meios navais (no caso submarinos)

***

Por ocasião do aniversário da Força de Submarinos foi exposta no hall de entrada do prédio do Comando, interessante coleção de selos alusivos às atividades de submarinos e mergulho, por especial gentileza do colecionador, COMTE MARINHO, um dos nossos conhecidos mergulhadores. Pela beleza das peças, e valor do trabalho, pretendemos publicar as folhas que compuseram a exposição, na medida em que forem sendo obtidas, juntamente com a devida permissão do autor. Neste número, uma pequena amostra.

***

Repetimos o artigo Histórico da Construção de Submarinos no Brasil, por entendermos que seja importante para o acompanhamento da atividade de construção de meios navais no Brasil.

***



SUMÁRIO

Histórico da Construção de Submarinos no BRASIL

Dos Ingredientes ao Bolo

Exposição de selos alusivos aos submarinos e atividades de mergulho.

O SUBMARINO CONSTRUÍDO NO BRASIL (Globo Ciência 59, jun/1996, pag 35-39, Wagner de Oliveira)