Iça o Dois! Número 15                           mar/2005

NASCE O TIKUNA !

A primeira grande notícia deste ano é o batismo do submarino Tikuna. Esta é uma das mais belas e significativas cerimônias em todas as marinhas do mundo. Refere-se ao nascimento de uma unidade naval, no caso um submarino. E um submarino brasileiro! É quando nasce sua alma, tendo por testemunha todos aqueles que lhe deram forma e conteúdo, por todos aqueles que o guarnecerão e farão operar e por todos os demais que, como platéia, acreditam que o novo ser vivente que se concretiza será instrumento da cooperação e da paz no mar.

***

Este artigo dissemina algumas informações históricas sobre a construção de submarinos no Brasil. O relato demonstra o esforço da MB e a capacidade de nossos marinheiros em levar adiante projetos da complexidade da empreitada. E mostra, acima de tudo, a falta de visão dos dois últimos governos, em preservar a natureza de tão importante setor tecnológico, pondo em risco a continuidade do programa de construção, contribuindo para o asfixiamento e  esfacelamento das FFAAs nacionais, pela restrição orçamentária que as submete!

***

São escassas, normalmente, as notícias referentes a esses grandes feitos da Marinha do Brasil. Segue uma das poucas notícias ventiladas na mídia sobre O SUBMARINO CONSTRUÍDO NO BRASIL

***

Em "SUBMARINO TIKUNA - características principais" é feito um relato  sobre sua configuração.

***

O artigo seguinte é continuação de adaptação da tradução do capítulo sobre MANUTENÇÃO, do livro COMMAND AT SEA - William P. Mack (vice Admiral, U. S. Navy, Retired) and Albert H. Konetzni, Jr. (Commander, U. S.  Navy) - FOURTH EDITION - Naval Institute Press Annapolis, Maryland. 1982).  Julgamos bastante oportuna sua disseminação, pois é útil  tanto no ambiente submarinista quanto para qualquer outro sistema/equipamento operado na MB. 



SUMÁRIO

Nasce o TIKUNA! Cerimônia de batismo - Distintivo do navio.

Histórico da Construção de Submarinos no BRASIL

O SUBMARINO CONSTRUÍDO NO BRASIL (Globo Ciência 59, jun/1996, pag 35-39, Wagner de Oliveira)

SUBMARINO TIKUNA -  características principais.

Notas de um Comandante sobre a Manutenção nos navios da USNavy (II)