Iça o Dois! Número 14                           jan/2005

 

Chegamos ao primeiro número do ano de 2005. Esperamos que o Iça o Dois! possa ser portador das melhores notícias para todos os submarinistas e mergulhadores neste ano que ora se inicia.

Dando prosseguimento à idéia lançada no Exemplar 10, segundo o artigo Meu Último Projeto!, publicamos neste exemplar a argumentação necessária à criação de um grupo de interesse no Clube naval, para discutir assuntos referentes à Engenharia de Sistemas/Logística de Obtenção, de modo a se formar um pólo de disseminação de idéias nessa disciplina, tendo em vista a inexistência de instituições civis ou militares que tratem do assunto e a falta de literatura em língua pátria.

***

São mostradas, no artigo seguinte, as fotos do SSN S. FRANCISCO após o acidente que sofreu, ao colidir com um alto-fundo em imersão a mais de 30 nós.

***

O artigo seguinte é uma adaptação da tradução do capítulo sobre MANUTENÇÃO, do livro COMMAND AT SEA - William P. Mack (vice Admiral, U. S. Navy, Retired) and Albert H. Konetzni, Jr. (Commander, U. S.  Navy) - FOURTH EDITION - Naval Institute Press Annapolis, Maryland. 1982)

Julgamos bastante oportuna sua disseminação tanto no ambiente submarinista quanto para qualquer outro sistema/equipamento da MB. 



SUMÁRIO:

Razões para a criação do Grupo de Interesse em Engenharia de Sistemas/Logística de Obtenção

Colisão do SSN S.FRANCISCO

Notas de um Comandante sobre a Manutenção nos navios da USNavy