Iça o Dois! Número 12                           out/2004

Seguindo com a linha de produzir ou reproduzir conhecimentos  úteis à comunidade naval, nela incluídos submarinistas e mergulhadores, repetimos neste exemplar o interessante artigo "Engenharia Simultânea e sua Aplicação na Indústria Naval", de autoria do CF (EN) Carlos Luiz Pimentel e do Prof. Dr. Oscar Brito Augusto (do Dep. Engenharia Naval e Oceânica –USP), publicado no Periscópio número 58/2004.

Esta é uma abordagem de gerenciamento da construção (e porque não de obras similares de engenharia?), que resulta na otimização do emprego de recursos de toda natureza, aí considerada a redução do tempo de desenvolvimento de complexos projetos, como os da construção naval.

Nota: no Setor de Defesa é mais comum encontrarmos referência a esta abordagem de gerenciamento como Engenharia Concorrente.

***

"Revisitando a Logística"  é um curto artigo em que o autor tem como propósito mostrar o estado do conhecimento sobre Logística, enfatizando sua importância cada vez maior na atualidade, e para as forças armadas do Brasil, principalmente o Ministério da Defesa, em face da escassez de recursos.

***

"Manutenção & Miscelâneas", do mesmo autor do artigo anterior, procura desfazer alguns mitos e levantar a questão da necessidade da adoção de nomenclatura padrão, do entendimento comum de certas traduções e adoção de alguns neologismos, sendo necessário a elaboração de um GLOSSÁRIO para fixá-los, permitindo que, quando da discussão sobre engenharia de sistemas e logística se fale a mesma linguagem, evitando discussões estéreis  sobre seus entendimentos


SUBMARINO TAMOIO NA INTERNET
Desde nov/2003 o submarino Tamoio tem um site na Internet, em comemoração aos 10 anos  de seu lançamento. O site "Zona de Patrulha" (http:// www.stamoio.mar.mil.br) revive os fatos mais marcantes da história do navio, considerado um marco no avanço tecnológico brasileiro e motivo de orgulho para a Marinha do Brasil e, em especial, para o AMRJ, seu   estaleiro  cons-trutor. Navegando na "Zona de Patrulha" o internauta, através de textos, ilustrações e fotografias, poderá mergulhar na história do navio e de seus predecessores e conhecer um pouco sobre a evolução da arma submarina. Na seção de downloads estão disponíveis papéis de parede, vídeos de observações periscópica e jogos.

Comentários e sugestões sobre a página podem ser enviados para internet@s31.mar.mil.br.

(RMB 1T/2004

FleetType.jpg (12140 bytes)

SUMÁRIO

Engenharia Simultânea

Revisitando a Logística

Manutenção & Miscelaneas


LANÇAMENTO DE LIVRO: lançado recentemente nos EUA o livro Cold War Submarines: The Design and Construction of U.S. & Soviet Submarines, de Norman Polmar e K. J. Moore.

No início da obra são analisadas as instalações propulsoras diesel-elétrica e "exóticas" de ambos os lados, logo após a Segunda Guerra Mundial. Os primeiros submarinos lançadores de mísseis de cruzeiro e balísticos são apresentados em detalhes.

Segue a obra em questão analisando cada geração dos submarinos nucleares de ambos os lados, tanto os de ataque como os lançadores de mísseis balísticos. As decisões e compromissos de projeto assumidos para cada classe também são detalhadas.

O livro apresenta ainda outros tópicos interessantes, tais como mini-submarinos, submarinos para propósitos especiais e uma seção sobre curiosos submarinos porta-aviões.

A recente obra de Polmar e Kenneth completa duas outras fundamentais sobre a história do projeto de submarinos: US Submarines Through 1945 and Submarines Since 1945 (dois volumes de Friedman) e Submarines of the Russian and Soviet Navies 1918-1990, de Polmar.