Iça o Dois! Número 11                       Abr/ 2004

Comemora-se neste neste ano o 90º aniversário da nossa Força de Submarinos. PARABÉNS A TODA A FAMÍLIA SUBMARINISTA por mais um ano de lutas de todos os submarinistas, mergulhadores, e aqueles que diuturnamente trabalham com abnegação para seu engrandecimento.

Como notícia auspiciosa, no mês de maio o Ministro da Defesa declarou que estava encetando esforços junto ao Governo para garantir recursos à Marinha para prosseguimento dos programa de desenvolvimento na área nuclear. A declaração, que faz renascer as esperanças da Marinha em dar prosseguimento à importantes programas de pesquisa nesta área, tem a ver com a visita do Ministro da C&T ao CTMSP, no dia 19 de maio p.p. Segue a nota da imprensa na íntegra:

JC e-mail 2572, de 19 de Maio de 2004.
Ministro visita Centro de Pesquisa Nuclear da Marinha

O ministro da C&T, Eduardo Campos, visita nesta quarta-feira as instalações do Centro Experimental Aramar, em Iperó, no interior de SP

Aramar faz parte do Centro Tecnológico da Marinha em SP (CTMSP), divisão militar que trabalha em pesquisa e desenvolvimento de sistemas nucleares e energéticos para propulsão naval. A chegada do ministro está marcada para 9h.

O programa desenvolvido pela Marinha serve como exemplo prático das propostas constantes do projeto de lei de Inovação, encaminhado à Câmara Federal pelo presidente Lula no mês passado, envolvendo a participação ativa da indústria brasileira no desenvolvimento de pesquisas.

O entrosamento com empresas de engenharia e fabricantes nacionais tem propiciado índices crescentes de nacionalização das oficinas, laboratórios, usinas e protótipos desenvolvidos pelo CTMSP, como a tecnologia de ultracentrifugação utilizada para o enriquecimento do urânio.

A unidade de enriquecimento, que será inaugurada em outubro próximo, em Resende (RJ), aplicará essa tecnologia em escala comercial.
(Gustavo Sousa Jr, da Assessoria de Comunicação do MCT)

 


MARINHA UMA CARREIRA FANTÁSTICA.

O almirante Velloso, sob cujas ordens como ComForS tivemos o privilégio de servir, acaba de lançar o interessante livro cuja capa reproduzimos abaixo. Exemplares podem ser obtidos no Clube Naval.

Além de vários depoimentos pessoais sobre a Marinha, sua "Carreira Fantástica", o Almirante Velloso recorda algumas passagens da vida nos T, em especial no S (com maiúscula) "TUPI", do qual foi Comandante.

 

Velloso_capa_livropeq

Delas, destacamos uma, reproduzida neste exemplar do "Iça o Dois!", que destaca seus grandes sonhos, e porque não, SONHOS NOSSOS DE TODOS OS SUBMARINISTAS?

Não deixe de ler a interessante obra. Vale a pena!


SUBMARINO TAMOIO NA INTERNET

Desde o dia 18 de novembro último, o Submarino Tamoio está com novo site na Internet, em comemoração aos 10 anos de seu lançamento. O site "Zona de Patrulha" (www.stamoio.mar.mil.br) revive os fatos mais marcantes da história do navio, considerado um marco no avanço tecnológico brasileiro e motivo de orgulho para a Marinha do Brasil e em especial para o seu estaleiro construtor, o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Navegando no "Zona de Patrulha", o internauta, através de textos, ilustrações e fotografias, poderá "mergulhar" na história do navio e de seus predecessores e conhecer um pouco sobre a evolução da arma submarina. Na seção de downloads, estarão disponíveis papéis de parede, vídeos de observação periscópica e jogos.

Comentários e sugestões sobre a página podem ser enviadas para a caixa postal internet@s31.mar.mil.br.

RMB 1º T/2004.


Selecionamos para reproduzir, neste número, o artigo (PERISÓPIO 57) do CT Michael Vinicius Aguiar, Mergulhador de Combate, pela lição que transmite: NUNCA ESMORECER, mesmo que seja Apenas Mais uma Missão! Parabéns, Tenente Aguiar!

O Artigo Subsídios Para Uma Análise de Apoio Logístico trata das conseqüências para a DISPONIBILIDADE de um submarino teórico de alterações de seus parâmetros de construção. É para especialistas.

O EDITOR



SUMÁRIO

NOSSOS GRANDES SONHOS

"Apenas Mais Uma Missão"

SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE de APOIO LOGÍSTICO [decorrente de alteração de parâmetros operacionais]

 

 

 

 


ASSISTA AO FILME "THE PENTAGON WAR", título em português "MÁQUINA DE GUERRA", da Warner.

Procure na sua locadora. Vale uma lição para qualquer força armada!

(DISPONÍVEL TAMBÉM NO IPQM!)

Além de divertido, mostrará a você o que pode acontecer com um projeto em desenvolvimento, suas freqüentes mudanças para atender à pressões diversas, e a evolução dos diversos interesses dos seus participantes.

Alertará para que não cometamos os mesmos erros quando projetarmos alguma coisa na Marinha do Brasil.

NÃO SE ARREPIE COM AS BARBARIDADES!

MAS TAMBÉM NÃO CHORE! AJA! (ESTUDE, APRENDA, LUTE POR MELHORIAS!)

***
 

"USQUE AD SUB AQUAM NAUTA SUM".



Dispomos da MIL STD 1388 2B, adquirida pela Internet. Quem necessitar, entrar em contacto, pelo e-mail abaixo.

E-mail  --> capetti@terra.com.br