Iça o Dois! Número 10 Jan/ 2004 | |||
No momento em que nossas FFAA mais sofrem pela carência de recursos para cumprir suas missões, há que parar para pensar em possíveis alternativas. No número anterior, artigo do Comandante Guaranys apontava para uma atitude de enfrentamento da crise, atitude esta que, embora deva ser permanente, sugere seu melhor aproveitamento nos dias atuais. A direção editorial do Iça o Dois!, ao republicar o artigo do diplomata João Paulo Soares Alsina Júnior, publicada na Internet sob o título "Política externa e defesa no Brasil atual: uma agenda possível" tem em mente lembrar aos companheiros submarinistas (e todos os demais, das FFAAs brasileiras), que há caminho!
É reproduzido,
também, por muito oportuno, o artigo do CAlte Yapery Tupiassu de Britto
* Diplomata de carreira e mestre em relações internacionais pela Universidade de Brasília. A FALTA DE ATENÇÃO PARA COM AS FFAA, NO BRASIL, NÃO É NOVIDADE. LEIAM ALGUNS TRECHOS DO EDITORIAL DO BOLETIM DO CLUB NAVAL, ANO 1, NÚMERO 1/OUTUBRO DE .....1888!
Trata em seguida, aquele editorial, de aspectos do pessoal, enfatizando a necessidade da reforma do fluxo de carreira, pois que somente aos quarenta e dois de idade se poderia alcançar o posto de capitão tenente, "cujos vencimentos são, como se sabe, muito reduzidos!!!" E mais!
A reprodução deste editorial tem duplo endereço, dada a sua atualidade: Primeiro, visa aos da ativa, de modo a lembrar que, seja quais forem as razões, as instituições militares, mais do que quaisquer outras, sempre trabalharam e trabalharão com estreita margem de liberdade de recursos, em face das demais necessidades dos povos que defendem. E isto nunca poderá servir de escusa para o abatimento, se alguém assim se sentir! Em segundo lugar, recorda o papel que cabe aos clubes de classe dos militares, em disseminar e lutar por idéias sobre as mais importantes questões e os grandes problemas das forças armadas modernas. Na defesa dos interesses da classe de marinha, a revista do Clube Naval não se pode furtar, seguindo como tem procedido até agora, de ser sua incansável advogada! O EDITOR |
![]() SUMÁRIO Política externa e defesa no Brasil atual: uma agenda possível.
ASSISTA AO FILME "THE PENTAGON WAR", título em português "MÁQUINA DE GUERRA", da Warner. Procure na sua locadora. Vale uma lição para qualquer força armada! Além de divertido, mostrará a você o que pode acontecer com um projeto em desenvolvimento, suas freqüentes mudanças para atender à pressões diversas, e a evolução dos diversos interesses dos seus participantes. Alertará, para que não cometamos os mesmos erros, quando projetarmos alguma coisa na Marinha do Brasil. NÃO SE ARREPIE COM AS BARBARIDADES! MAS TAMBÉM NÃO CHORE! AJA! (ESTUDE, APRENDA, LUTE POR MELHORIAS!) *** Nada de ufanismos! Estudar e adquirir sólidos conhecimentos de modo a conduzir otimizadamente a estrutura organizacional para fazer face a esta situação, é um dos caminhos a trilhar. Conhecer o enfoque sistêmico e a engenharia de sistemas parece ser um destes caminhos. Desperdícios poderão ser evitados, e os recursos aplicados mais eficazmente. "USQUE AD SUB AQUAM NAUTA SUM". Dispomos da MIL STD 1388 2B, adquirida pela Internet. Quem necessitar, entrar em contacto, pelo e-mail abaixo. E-mail --> capetti@terra.com.br
|