A Diretoria de Sistemas de Armas (DSAM) da Marinha do Brasil (MB) e a Lockheed Martin (LM) assinaram contrato  recentemente, dentro do programa US Foreign Military Sales FMS - Venda de Produtos Militares a Estrangeiras pelos EUA),  para realização de upgrade  nos sistemas de Direção de Tiro, de comando e controle de armas e de sonar dos submarinos brasileiros da classe Tupi. O contrato foi assinado por meio do US Naval Sea Systems Command - NavSea (Comando de Sistemas Navais dos EUA).

Segundo o entendimento da Jane's International Defence Review (JDIR),  esse contrato de modernização dos Sistemas Integrados de Combate (ICS) está vinculado à aquisição paralela do torpedo MK 48 Mod 6AT, como substituto do torpedo Mk 24 Tigerfish, ora em uso pela MB. Por um valor de 35,3 milhões de dólares, o departamento de Sensores Marítimos da Locheed Martin proverá a engenharia de sistemas e de sensores, os softwares e a eletrônica adequada à modernização dos sistemas de gerenciamento de combate, de sonar e de lançamento e controle do armamento. Serão fornecidos seis sistemas ICS, para quatro submarinos da classe Tupi, um da classe Tikuna e um sistema de adestramento em terra.

De acordo com a Lockheed Martin, a utilização como previsto de solução por meio de sistema de "arquitetura aberta e off-the-shelf" com capacidade de processamento de dados no "estado da arte", com possibilidades de reconfiguração e com redundância de componentes, permitirá grande disponibilidade dos sistemas, redução de custos e proteção contra obsolescência. Para acelerar o processo, a Lockheed Martin usará tecnologias de sistemas de combate já provadas e que foram desenvolvidas para submarinos de outras Marinhas aliadas.

A Lockheed Martin foi selecionada por meio de concorrência conduzida pela DSAM, e o contrato será administrado no âmbito do governo dos EUA pelo NavSea. De acordo com esse organismo, os trabalhos deverão estar encerrados até junho de 2011.

(fonte: Janes International Defence Review, Vol 41, março 2008, p 27, por Richard Scott, correspondente)